Codevar revela aos municípios o ‘InfraPaulista’, novo fundo de investimentos

07/03/2016

O Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Codevar), presidido pelo prefeito de Olímpia Geninho Zuliani, e a Prefeitura de Barretos, em parceria com a Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista e o Brasil Plural, realizaram na última quinta-feira (3) – mas só divulgado hoje, segunda (7), no Centro de Convenções Barretos Country, um encontro para apresentar o InfraPaulista, um fundo de investimento para realização de projetos de infraestrutura em municípios paulistas. O evento encerra a primeira fase de divulgação do fundo, que passou pelas cidades de Barueri, Santo André, São José dos Campos, Campinas, Araras, Sorocaba, Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

O objetivo do encontro foi mostrar esta nova ferramenta para empresários e prefeitos da região, como alternativa para investimentos em infraestrutura, para projetos como portos, aeroportos, geração de energia limpa, iluminação pública, transporte sobre trilhos, entre outros.

Geninho Zuliani disse da importância da vinda da Desenvolve São Paulo para  a região: “A Desenvolve São Paulo é uma instituição financeira de credibilidade que encerra seu ciclo em Barretos. O Codevar trouxe a Desenvolve pra cá, dando visibilidade para o consórcio e trazendo informação para os prefeitos. Num momento de crise, trazer criatividade e informação é muito importante”.

O InfraPaulista é uma iniciativa inédita no País, lançada no fim do ano passado pela Desenvolve SP, em parceria com a gestora de fundos Brasil Plural. O fundo pretende atrair investidores para aplicar recursos em obras de infraestrutura, com comprovados benefícios econômicos e sociais para a população.

O InfraPaulista poderá ter patrimônio de até R$ 1 bilhão. Os projetos deverão ser elaborados e realizados pela iniciativa privada, precisarão demonstrar sustentabilidade financeira e elevado interesse público, resultando na melhoria da infraestrutura dos municípios paulistas. O retorno do investimento do fundo nos projetos se dará por meio dos modelos de parcerias público-privadas (PPP’s), concessões ou operações exclusivamente privadas.

Estiveram presentes no encontro os prefeitos das cidades de Olímpia e presidente do Codevar (Geninho Zuliani), Bebedouro (Fernando Galvão), Taquaral (Laércio Scaramal), Vista Alegre do Alto (Camilo Aidar Filho), Taiaçu (Vladimir Sanches) e Barretos (Guilherme Ávila); o Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara; o Presidente da Desenvolve São Paulo, Milton Luiz Santos; e o Presidente do Brasil Rural e Gestor do Fundo InfraPaulista Rodolfo Richars.