CODEVAR passa a reunir 15 municípios da região

17/04/2017

A oficialização de mais dois municípios membros, Taiaçu e Monte Azul, marcou o início, na manhã desta terça feira, 11 de abril/17, da segunda reunião do ano do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande - CODEVAR. Presidido pelo prefeito de Barretos, Guilherme Ávila, o consórcio reúne oficialmente hoje prefeitos de 15 municípios da região. A nossa meta é reunir os 19 municípios, informou Ávila, destacando que o consórcio se fortalece a cada dia, dando mais força também para cada município integrante.

Durante a reunião, os representantes dos municípios discutiram ações para o aumento da arrecadação, a agilização de projetos habitacionais e a gestão de convênios com os governos federal e estadual. Para reduzir os curtos com as compras de medicamentos, o CODEVAR também deu encaminhamento à elaboração de uma ata conjunta, através de pregão presencial, para a compra de medicamentos. Comprando em maior quantidade, os municípios podem conseguir preços menores.

“No consórcio de Assis (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP), houve uma economia de até 30% na compra de medicamentos”, exemplificou Vítor Borges, secretário executivo do CODEVAR, acrescentando que os municípios poderão comparar os preços das suas atas individuais e da ata coletiva, optando assim pelos preços menores.

Os integrantes do consórcio também decidiram, durante a reunião, criar novas câmaras temáticas de turismo e finanças e tributos para elaboração de ações conjuntas dos municípios integrantes. Também ficou definida a realização de uma oficina para qualificação de servidores na gestão de convênios.

Realizada no auditório da Prefeitura de Barretos, a reunião do CODEVAR contou com as presenças dos prefeitos ou representantes dos municípios de Barretos, Bebedouro, Severínia, Colômbia, Olímpia, Guaíra, Taiuva, Terra Roxa, Taquaral, Vista Alegre, Jaborandi, Monte Azul, Embaúba, Taiaçu e Cajobi. Também participaram os representante da CDHU, Geninho Zuliani e Silvia Meira, e do Detran, Alessandro Benincasa.

Fonte: Setor de Comunicação da Prefeitura de Barretos