Codevar discute parcerias com Detran e Caixa Econômica Federal

20/04/2016

O Codevar – Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande – realizou na terça-feira, 20, uma reunião com os prefeitos da região administrativa de Barretos e representantes da Caixa Econômica Federal e Detran-SP, na Secretaria de Turismo da Estância Turística de Olímpia, com o objetivo de compartilhar experiências e discutir ações conjuntas que beneficiem os municípios envolvidos.

Segundo o presidente do Codevar, Prefeito Geninho Zuliani, o Consórcio tem buscado firmar parcerias com instituições que fortaleçam o desenvolvimento econômico regional. “É importante saber que podemos contar com esses parceiros, principalmente, agora que o consórcio está nascendo. Nós vamos precisar muito de colaboração e de estar firmes e perseverantes desde o começo”, afirmou.

Com um convênio já em andamento com o Instituto Federal de São Paulo – Campus Barretos para traçar a regionalização do turismo como uma das atividades mais importantes para a economia regional, o Codevar discutiu novas propostas de parcerias com o Detran-SP e a Caixa Econômica Federal. Entre os assuntos apontados, foram abordados os programas habitacionais e a instalação de postos do Detran e Poupatempo na região.

Na ocasião, o Gerente de Filial da Caixa, Nielder Tarsus Honorato, ressaltou que mais de 110 milhões de reais foram investidos ou estão em negociação com os municípios compreendidos no consórcio e que a união facilita a discussão e a solução de questões.

“Para nós é uma satisfação imensa receber esse convite de participar desse processo, que está no início, e principalmente porque a gente sabe a importância que a junção de esforços tem, sobretudo, neste momento, que nós estamos passando. A Caixa vem investindo, nos últimos anos, em uma forma de estruturar os 135 municípios da região que nós atendemos. É uma gama bastante grande para que nós consigamos chegar efetivamente em todos os municípios com qualidade. Então, essa forma de consorciar esforços para nós é uma oportunidade de conseguir apoiar todos os municípios, estabelecendo parcerias”, comentou o Gerente.

Com relação ao Detran-SP, o Diretor Maurício Haruo Koshiyama explicou o funcionamento dos convênios para pátios municipalizados, que transferem para os municípios algumas obrigações do Estado sobre infrações de trânsito, mas que inferem em repasse de porcentagem pelo serviço. “O objetivo desse convênio é delegar para os municípios a competência de remoção, depósito e guarda desses veículos apreendidos pela Polícia Militar para o município, com a vantagem de que o contrato permite que uma porcentagem do valor arrecadado pelo pátio, seja repassado para o município. Além disso, o contrato de pátio municipalizado permite que 50% do valor do IPVA arrecadado do veículo apreendido volte para o município de registro do veículo, então é mais uma fonte de renda para o município”, disse.

Os Prefeitos de Barretos, Bebedouro, Embaúba e Olímpia, presentes no encontro, discutirão as propostas dos convênios com os demais representantes do Consórcio. A próxima reunião do Codevar será em Bebedouro com data a ser definida.