Barretos recebe evento do fundo InfraPaulista

01/03/2016

Novo fundo de investimento, iniciativa inédita do Governo do Estado, pretende atrair investidores para realização de projetos de infraestrutura nos municípios paulistas.

O Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Codevar) e a Prefeitura de Barretos, em parceria com a Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista e o Brasil Plural, realizam na quinta-feira, 3 de março, a partir das 13h30, no Barretos Country Hotel, um encontro para apresentar o InfraPaulista, um fundo de investimento para realização de projetos de infraestrutura em municípios paulistas. O evento encerra a primeira fase de divulgação do fundo, que passou pelas cidades de Barueri, Santo Andre, São José dos Campos, Campinas, Araras, Sorocaba, Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

O objetivo do encontro é mostrar esta nova ferramenta para empresários e prefeitos da região, como alternativa para investimentos em infraestrutura, para projetos como portos, aeroportos, geração de energia limpa, iluminação pública e transporte sobre trilhos, entre outros. “É muito importante levar o fundo em cada região do estado, apresentando aos prefeitos as oportunidades que o InfraPaulista pode trazer para o investimento na infraestrutura do município”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, que estará presente no evento. “A região de Barretos é uma das mais importantes do Estado, com um potencial enorme para novos negócios. Não podíamos deixar de apresentar o fundo no município”, completa.

“Para nós é um prazer sediar esse primeiro evento de porte do Codevar, que tem sido uma importante ferramenta para fortalecer a região, com a união de forças dos municípios que tem tantos interesses comuns. A Desenvolve SP vai poder nos apontar caminhos para busca de recursos e isso é fundamental neste momento em que as prefeituras enfrentam tantas dificuldades financeiras”, comentou Guilherme Ávila, prefeito de Barretos.

O InfraPaulista é uma iniciativa inédita no País, lançada no fim do ano passado pela Desenvolve SP, em parceria com a gestora de fundos Brasil Plural. O fundo pretende atrair investidores para aplicar recursos em obras de infraestrutura, com comprovados benefícios econômicos e sociais para a população. O InfraPaulista poderá ter patrimônio de até R$ 1 bilhão e receberá projetos a partir de janeiro de 2016. “O governo de São Paulo sai na frente ao utilizar fundos de investimento como instrumentos de desenvolvimento. É uma solução moderna para aumentar a competitividade, incentivar o crescimento e melhorar a qualidade de vida da população”, diz Santos.

Os projetos deverão ser elaborados e realizados pela iniciativa privada, precisarão demonstrar sustentabilidade financeira e elevado interesse público, resultando na melhoria da infraestrutura dos municípios paulistas. O retorno do investimento do fundo nos projetos se dará por meio dos modelos de parcerias público-privadas (PPP’s), concessões ou operações exclusivamente privadas.

O InfraPaulista foi criado pela gestora de fundos da holding Brasil Plural. Nessa parceria, a Desenvolve SP é o advisor, atuando na apresentação dos projetos de infraestrutura ao fundo, que avaliará a viabilidade e decidirá pelo investimento. Poderão participar como quotistas, investidores privados, fundos de pensão dos municípios (RPPS), fundos de previdência, organismos multilaterais, entre outros. A operação de constituição do fundo e o seu funcionamento são regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A escolha do Brasil Plural como gestor do novo fundo ocorreu por meio de edital público lançado pela Desenvolve SP no ano passado. O gestor é o responsável por analisar a viabilidade técnica e financeira dos projetos, cujo aporte será decidido pelo comitê de investimento do fundo.

Sobre a Desenvolve SP
A Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que financia, por meio de linhas de crédito sustentáveis, o crescimento planejado das pequenas e médias empresas e municípios paulistas. A agência já financiou mais de R$ 2 bilhões em financiamentos para mais de 1.400 empresas e prefeituras em 250 cidades. Para saber mais sobre a instituição acesse www.desenvolvesp.com.br